dados

5 dicas para proteger seus dados na internet

Dicas
Nenhum comentário

A internet proporciona um acesso rápido e fácil a diversos serviços. Em poucos minutos você pode pagar uma conta, fazer uma compra ou emitir um documento.  

Mas, em meio a tantas vantagens é preciso ter cuidado com os seus dados pessoais. Isso porque de acordo com a IBM, seis em cada dez brasileiros já tiveram dados vazados na rede.

Para evitar este problema e proteger seus dados, confira neste post cinco dicas do que fazer.

1 – Evite salvar senhas e dados de pagamento

Deixar os dados salvos no computador é mais prático para os acessos, só que em contrapartida as informações ficam vulneráveis. Para evitar surpresas desagradáveis prefira sempre digitar os dados. Essa dica vale especialmente para o código de segurança do cartão.   

2 – Use a autenticação em dois fatores

Quando você acessa um site na internet que pede a senha e depois envia uma mensagem, via SMS ou e-mail, para confirmar o acesso, em outras palavras significa que o serviço oferece autenticação por dois fatores.

Esta ferramenta de segurança é indicada, principalmente, para contas bancárias. Portanto, aproveite a proteção deste serviço e coloque no seu e-mail pessoal também.

3 – Não use as redes sociais para login em outros sites

Diversas plataformas oferecem a opção de logar via Facebook ou Google. Apesar da praticidade, evite esse processo.

O acesso pelas redes sociais abre caminho para violações de privacidade. Nestas situações, prefira o login tradicional, com uma senha exclusiva.

4 – Cada login uma senha

Ter uma única senha para acessar todas as suas contas é uma oferta tentadora, não é? Mas, entretanto, saiba que pode custar caro caso o seu computador seja invadido.

Para evitar dor de cabeça tenha uma senha para cara rede. Utilize caracteres, números e letras maiúsculas e minúsculas.

Lembre-se: quanto mais forte a senha, mais seguros estarão os seus dados.

5 – Atualize antivírus e firewall

Softwares e programas de segurança trabalham como agentes em busca de invasores das suas redes. Invista neles.

O antivírus é o software mais popular de proteção que monitora. De forma automática ele identifica e bloqueia possíveis ameaças. Só que para tal ação, lembre-se de mantê-lo atualizado.

Quanto ao firewall, apesar de não ser tão conhecido, tem uma função importante para bloquear ameaças cibernéticas. O programa pode ser configurado para atender a necessidade de segurança de cada usuário.

Pronto, seguindo essas dicas suas informações terão proteção extra no mundo on-line.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu