Como se proteger de vírus no celular e computador?

Segurança
Nenhum comentário

Você já passou por uma situação na qual seu computador ou celular ficou extremamente lento, com pop-ups surgindo na tela e com redirecionamento no navegador para sites desconhecidos? Esses podem ser alguns sinais de que você pegou algum vírus durante sua navegação na internet, problema este que é motivo de alerta, pois pode colocar seu equipamento e dados totalmente em risco. Mas, a boa notícia é que existem formas de se proteger dos vírus e nós vamos dividir com você essas dicas nas linhas a seguir.

Afinal, o que são os vírus no ambiente virtual?

Os vírus são softwares maliciosos que sem você perceber, são instalados no seu computador, se replicando de forma muito rápida. Nem sempre eles emitem alertas ou dão sinais, como os que mencionamos acima. Eles podem ficar escondidos, utilizando o seu sistema operacional. Com ou sem “sintomas”, essa é a maneira que os hackers conseguem, por exemplo, ter acesso às suas senhas, informações diversas e fotos.

E como pegamos vírus?

Sabe aquele anexo duvidoso que você abriu sem querer ou programas desconhecidos que você instala em seu computador? Essas são maneiras de os vírus chegarem até o seu equipamento. Além disso, os softwares maliciosos podem ser instalados através de:

  • Pen drives infectados;
  • Arquivos compartilhados na web, que vêm de outros computadores.

E no caso dos celulares?

Assim como seu computador, o seu celular também pode ser alvo dos vírus maliciosos, fazendo com que seu aparelho consuma mais dados e bateria e fique mais lento. Além disso, você pode notar a presença de pop-ups de aplicativos desconhecidos e até mesmo, faturas mais altas na sua conta de consumo. As formas de infectar o aparelho são as mesmas.

Como faço para me proteger dos vírus?

Chegamos ao ponto que você tanto esperava! Abaixo, vamos listar 7 hábitos que você deve adotar para proteger seus equipamentos dos temidos softwares maliciosos. Confira!

  1. Mantenha seu antivírus sempre em dia;
  2. Fique atento às atualizações do sistema;
  3. Dados pessoais não devem ser compartilhados via e-mail;
  4. Não repita as mesmas senhas em diferentes sites. E, quanto mais improváveis, melhor;
  5. Pense muito bem e pesquise bastante antes de fazer um download ou instalar qualquer programa;
  6. Fique longe de arquivos .EXE e .SCR;
  7. Não acesse links desconhecidos.

No celular, tem uma dica adicional: não se esqueça de criptografar seus dados, pois isso impede de qualquer pessoa acessá-lo se você perdê-lo ou for roubado. Além disso, não utilize redes públicas!

Anotou aí? Com esses cuidados, você consegue evitar que os vírus se instalem nos seus equipamentos e assim, você fica livre das consequências desses softwares maliciosos.

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu