Conectada ao futuro, companhia amplia ações para tornar seus processos mais sustentáveis
Com uma rede de mais de 6 mil quilômetros de cabo fibra óptica interligando as mais de 50 cidades onde está inserida, a LPNet amplia sua conexão ao mesmo tempo em que busca soluções sustentáveis para seus processos.
Prova disto é que recentemente a companhia firmou uma parceria com uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil, a Estre, para gerenciar seu principal resíduo: o cabo de fibra óptica.
A Estre é reconhecida por oferecer soluções para cidades e empresas dando o destino mais seguro ao lixo e resíduos, seja em aterros sanitários ou transformando o lixo em matéria-prima e energia para a produção de novos bens.
Na LPNet, a Estre é responsável por dar o destino correto para o cabo de fibra óptica. A tecnologia, que garante uma conexão de internet mais estável e rápida, requer um descarte correto de seus restos das operações de campo, o que atualmente representa entre 1.500 kg a 3.300 kg por mês.
O cabo de fibra óptica é um filamento muito fino, transparente, flexível e fabricado a partir de vidro ou plástico. Para cumprir sua função de garantir a excelência na conexão com uma vida útil significativa, possui um revestimento resistente capaz de manter a operação, sem interferência, por longo período. Dar o destino certo para o resto deste material garante a preservação e cuidado com o meio ambiente. Proposta que a LPNet se compromete a cumprir.
Juliano Moreti Lopes, supervisor do Departamento de Suprimentos da LPNet explica que a parceria para o descarte correto da fibra óptica é o início de um mapeamento interno de oportunidades operacionais que visam a sustentabilidade.
O primeiro carregamento de cabos de fibra rumo ao descarte com a Estre saiu da LPNet em junho. Para garantir que toda a cadeia de resíduos, desde a geração até a destinação final seja cumprida, houve orientações internas sobre o manuseio, descarte, transporte e documentação. Um trabalho que envolve colaboradores e terceiros com o apoio do Departamento de Segurança da LPNet.